Comércio Exterior
Os tecnólogos formados no Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior estão preparados para trabalhar e empreender em todo o processo comercial de importação e exportação, consultorias, marketing internacional, logística de produtos e assessoria em rotinas do comércio internacional.
Perfil Profissional
Analisar a conjuntura econômica e política internacional. Formar os custos logísticos e tributários das mercadorias importadas ou exportadas, considerando os diversos benefícios fiscais e financeiros oferecidos no Brasil. Providenciar documentos fiscais exigidos nas operações de comércio exterior. Controlar fluxos de embarque e desembarque de produtos internacionais. Coordenar o armazenamento e movimentação das mercadorias e os tipos de embalagens utilizados.
Desenvolver e planejar a logística internacional de transportes rodoviário, ferroviário, marítimo, aéreo e multimodal. Planejar, desenvolver e controlar estratégias de marketing internacional, identificando os mercados externos. Negociar e executar operações legais, tributárias e cambiais para importações e exportações. Preparar e analisar contratos comerciais internacionais.
Oportunidades
- Analista de operações cambiais;
- Analista de operações logísticas e portuárias;
- Analista ou auditor fiscal da Receita Federal;
- Despachante aduaneiro;
- Gerente de importação e exportação;
- Gerente e consultor de planejamento logístico;
- Gerente e consultor de marketing internacional;
- Gerente e consultor de operações aduaneiras;
- Supervisor de logística de transportes internacionais.
Registro profissional
O curso de Tecnologia em Comércio Exterior permite, após conclusão da graduação, registro profissional no Conselho Regional de Administração do Espírito Santo.
Vestibular 2021 |
Cursos Ofertados: |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |